Produtos por marca Conselho Editorial - CEDIT
Modelo: Livro
Disponibilidade: 36
R$50,00

Segredos e revelações da História da Brasil tem o gosto do melhor jornalismo de uma época áurea em que os nossos grandes autores contribuíam com suas crônicas para amenizar os fatos dramáticos do noticiário nacional e internacional. Com inteligência, argúcia, conhecimento do assunto, inicialmente a coluna de O Cruzeiro foi assinada pelo polígrafo, historiador e homem público Gustavo Barroso. Falecido Gustavo Barroso, no início de 1960, Pedro Calmon assumiu a redação da coluna semanal naquela revista pertencente aos Diários Associados, a maior cadeia de comunicação da época.

Pedro Calmon (Amargosa, 1902 – Rio de Janeiro, 1985) foi Reitor da antiga Universidade do Brasil (hoje UFRJ), deputado estadual e federal pela Bahia, ministro da Educação do governo Eurico Dutra, membro de várias academias, entre elas a Brasileira de Letras, e, principalmente, autor de numerosa e substantiva obra sobre a História do Brasil. Dele, entre inúmeros outros livros, podemos citar as biografias sobre D. João VI, D. Pedro I e D. Pedro II, Castro Alves e Gregório de Matos. “Foi”, assinala Arno Wheling, presidente do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro, “entretanto, mais conhecido pelas grandes sínteses que elaborou: a História da civilização brasileira, a História da Bahia, a História social do Brasil, a História do Brasil na poesia do povo e a História do Brasil, esta em sete volumes”.

De janeiro de 1960 a dezembro de 1961, Pedro Calmon escreveu sobre diversos tópicos da História do Brasil. Desde a Descoberta do Brasil, passando por Tiradentes, a Guerra do Paraguai e até temas mais candentes como a formação da Liga das Nações e as Utopias e a América, Pedro Calmon esgrime com erudição aliada ao estilo límpido fatos extraordinários e, como o próprio nome do livro indica, intrigas e revelações da História da nossa pátria.

Ao fazer o elogio a quem sucedera na redação da página semanal, Pedro Calmon assinalou em Gustavo Barroso o que lhe cabia tão bem: “Não havia pormenor enigmático, acontecimento controvertido, passagem curiosa, personagem bizarro ou fato exemplar, que não lhe sugerisse a investigação cheia de novidade e o comentário leve e oportuno”.

Dividido em quatro volumes, este Segredos e revelações da História da Brasil resgata o prazer da leitura instigante da História do Brasil na pena de dois grandes mestres da historiografia brasileira. 

Livro
Ano de edição 2013
Autor Gustavo Barroso, Pedro Calmon
Quantidade de páginas Quatro tomos: volume I (286 p.); volume II (358 p.); volume III (372 p.); volume IV (332 p.)

Escreva um comentário

Nota: HTML não suportado.
Imagem antispam