Produtos por marca Conselho Editorial - CEDIT
Modelo: Livro
Disponibilidade: Em estoque
R$20,00

A obra é uma adaptação para quadrinhos do romance O Guarany, de José de Alencar, com ilustrações de Francisco Acquarone. O livro, editado pelo Senado desde 2017, é uma reprodução fac-similar da edição publicada no Correio Universal de 1937, para oferecer ao leitor a oportunidade de visualizar uma publicação popular muito vigente nos jornais que também foram, desde o século XIX, divulgadores da cultura literária brasileira.

José de Alencar é autor de obras imortais da literatura brasileira, como Iracema, do ciclo indianista do qual também pertence O Guarany; da fase urbana, como Senhora, ou do gênero histórico como As Minas de Prata e A Guerra dos Mascates.

O romance O Guarany foi apresentado pela primeira vez em forma de folhetim, sofrendo a influência do público, que comentava com o autor cada capítulo publicado e ele podia conhecer as opiniões enquanto dava seguimento à trama, podendo até se influenciar pelas sugestões dos leitores. No dia 1º de janeiro de 1857 foi publicado o capítulo inicial no Diário do Rio de Janeiro. No fim desse mesmo ano, o romance foi publicado como livro, com alterações mínimas em relação ao que fora publicado em folhetim. Também inspirou adaptações para ópera (por Carlos Gomes, em 1870), cinema, séries de TV e cordel.

Já Acquarone, autor dos desenhos e da adaptação para quadrinhos, foi pintor, historiador, caricaturista, crítico, jornalista e historiador da arte. Ele adaptou e desenhou uma série de obras literárias, como Os Cossacos, do escritor russo Leon Tolstoi, na mesma década.

Além do caráter histórico da publicação, o livro retrata muito da história dos quadrinhos no Brasil e a beleza da história que eternizou dois personagens de ficção: Ceci e Peri.

Livro
Ano de Edição 2022
Autor José de Alencar
Qtd páginas 124 p.
PDF
Link PDF https://www2.senado.leg.br/bdsf/bitstream/handle/id/599534/Guarany.pdf