Modelo: Livro
Disponibilidade: Em estoque
R$10,00

Mármores é a obra de estreia da escritora paulista Francisca Júlia (1871-1920) e consolidou a reputação da autora. Sua edição original, de 1895, foi reduzida e logo se tornou uma raridade.

O volume contém basicamente poemas publicados na revista paulistana A semana, além de um longo prólogo escrito por um dos maiores críticos literários da época, João Ribeiro. Neste quarto número da coleção Escritoras do Brasil, o leitor encontra quarenta e três poemas, dispostos em quatro partes: um primeiro conjunto de dezoito sonetos, outras duas com poemas traduzidos de Goethe e Heine e uma terceira parte, intitulada Balada, com dezoito peças – sonetos e poemas de formas variadas. Curiosamente, o primeiro e o último poemas denominam-se Musa impassível

Francisca Júlia, que também enveredou na poesia simbolista e na literatura infantil, é reconhecida como uma poetisa à altura da famosa trindade parnasiana: Olavo Bilac, Alberto de Oliveira e Raimundo Correia. 

A coleção Escritoras do Brasil, coordenada pela Biblioteca Acadêmico Luiz Viana Filho, do Senado Federal, tem o propósito de divulgar o trabalho intelectual de escritoras de pouca presença no cânone literário nacional.

Livro
Ano de edição 2020
Autor Francisca Júlia da Silva
Editor Biblioteca Acadêmico Luiz Viana Filho, do Senado Federal
Quantidade de páginas 110 pgs.
PDF
Link PDF https://www2.senado.leg.br/bdsf/bitstream/handle/id/568778/Marmores.pdf
EPUB
Link EPUB

Escreva um comentário

Nota: HTML não suportado.
Imagem antispam