Produtos por marca Conselho Editorial - CEDIT
Modelo: Livro
Disponibilidade: Em estoque
R$9,00

Em Influenciadores sociais: o feitiço, a fama e a fé, o autor, Jacques A. Wainberg, descreve características e habilidades que algumas pessoas — como jornalistas, evangelizadores, políticos, professores, intelectuais, terapeutas, consultores, publicitários, blogueiros, gurus, monarcas e celebridades — demonstram para influenciar o comportamento de seus seguidores. Essas figuras se enquadram na moderna categoria dos líderes de opinião. O que eles fazem ou deixam de fazer é relevante para quem se identifica com o mensageiro e se impressiona com suas mensagens.

É assim, graças à intermediação dessas figuras, que se difunde a nova tecnologia, moda, ideia, comportamento e um padrão moral e estético alternativo e rebelde. A influência decorre do conhecimento, riqueza ou posição social, entre outros fatores que conferem às pessoas um grau relevante de prestígio. Eles frequentam os auditórios e os programas de televisão num incessante debate sobre tópicos controversos.

O livro, editado em 2021, mostra que a influência é a manifestação de uma força de comando, a dose de autoridade que o influenciador social, que cria uma imagem de si como um personagem interpretado por um ator, deve ter para gerar, moldar e controlar a ação dos seguidores. Usualmente tal efeito resulta de sua argumentação lógica, dos apelos afetivos e simbólicos de sua atuação e de sua capacidade em cooperar e firmar alianças com parceiros. A influência social é potencializada quando se debelam as defesas e resistências psicológicas do interlocutor. O influenciador “enfeitiça” as pessoas, como ocorria nos rituais mágicos dos povos antigos.

O público de hoje também fica fascinado com a habilidade cênica do ator. O que está em jogo são as crenças. Elas são as ideias nas quais a pessoa se encontra. As crenças operam sem que o indivíduo as perceba. Estão depositadas e vivem protegidas no fundo do ser. Ou seja, a pessoa vive, se move por e é o que crê. Por isso cabe dizer: toda pessoa tem fé. Nossa realidade verdadeira é o que contamos para viver sem saber. O conforto emocional dos que juntos creem é o que une na web e noutros lugares as pessoas para conviver.



Livro
Ano de Edição 2021
Autor Jacques A. Wainberg
Editor Conselho Editorial do Senado Federal - CEDIT
Qtd páginas 153 pgs.
PDF
Link PDF https://www2.senado.leg.br/bdsf/bitstream/handle/id/593496/Influenciadores_sociais.pdf