Modelo: Livro
Disponibilidade: Em estoque
R$10,00

Mármores é a obra de estreia da escritora paulista Francisca Júlia (1871-1920) e consolidou a reputação da autora. Sua edição original, de 1895, foi reduzida e logo se tornou uma raridade.

O volume contém basicamente poemas publicados na revista paulistana A semana, além de um longo prólogo escrito por um dos maiores críticos literários da época, João Ribeiro. Neste quarto número da coleção Escritoras do Brasil, o leitor encontra quarenta e três poemas, dispostos em quatro partes: um primeiro conjunto de dezoito sonetos, outras duas com poemas traduzidos de Goethe e Heine e uma terceira parte, intitulada Balada, com dezoito peças – sonetos e poemas de formas variadas. Curiosamente, o primeiro e o último poemas denominam-se Musa impassível

Francisca Júlia, que também enveredou na poesia simbolista e na literatura infantil, é reconhecida como uma poetisa à altura da famosa trindade parnasiana: Olavo Bilac, Alberto de Oliveira e Raimundo Correia. 

A coleção Escritoras do Brasil, coordenada pela Biblioteca Acadêmico Luiz Viana Filho, do Senado Federal, tem o propósito de divulgar o trabalho intelectual de escritoras de pouca presença no cânone literário nacional.

EPUB
Link EPUB
PDF
Link PDF https://www2.senado.leg.br/bdsf/bitstream/handle/id/568778/Marmores.pdf
Livro
Ano de edição 2020
Autor Francisca Júlia da Silva
Editor Biblioteca Acadêmico Luiz Viana Filho, do Senado Federal
Quantidade de páginas 110 pgs.

Escreva um comentário

Nota: HTML não suportado.
Imagem antispam