Produtos por marca Conselho Editorial - CEDIT
Modelo: Livro
Disponibilidade: Em estoque
R$55,00

Índios do Brasil contém mais de mil fotografias realizadas pelo militar e sertanista Cândido Mariano da Silva Rondon (1865-1958), mais conhecido como marechal Rondon. Segundo o autor, as imagens foram registradas entre 1890 e 1944 durante diversas expedições comandadas por ele na Amazônia ocidental, especialmente as relacionadas à expansão das linhas telegráficas realizada pelo Exército brasileiro nas regiões Centro-Oeste e Norte do País.

 

O primeiro volume contém fotografias dos índios que viviam no Centro, no Noroeste e no Sul do estado do Mato Grosso. O segundo tomo é dedicado aos índios das cabeceiras do rio Xingu e dos vales deste rio e de seu formador – o rio Ronuro –, bem como dos rios Araguaia e Oiapoque. O terceiro apresenta imagens dos grupos indígenas que então habitavam os vales formados pelos rios Trombetas, Cumiiná, Jari, Negro, Uaupés, Branco e Uriracoera.

 

Além de fartamente ilustrada, a obra conta com anexos valiosos, tais como índices geográficos, índice dos traços culturais, vocabulário com as palavras indígenas usadas e glossário relativo à fauna e à flora.


Tomo I: 376 p.; tomo II: 328 p.; tomo III: 368.

Links
Link PDF http://www2.senado.leg.br/bdsf/handle/id/559114
Livro
Ano de edição 2019
Autor Cândido Mariano da Silva Rondon
Editor Conselho Editorial do Senado Federal - CEDIT
Quantidade de páginas Tomo I - 376 p.; tomo II - 328 p.; tomo III - 368 = 1072 p.

Escreva um comentário

Nota: HTML não suportado.
Imagem antispam