Produtos por marca Secretaria de Gestão de Informação e Documentação - SGIDOC
Modelo: Livro
Disponibilidade: Em estoque
R$10,00

Opúsculo humanitário é o terceiro volume da coleção Escritoras do Brasil. Ele reúne textos da educadora, escritora e poetisa potiguar Nísia Floresta Brasileira Augusta, pseudônimo de Dionísia Gonçalves Pinto, pioneira na educação feminista no Brasil, com protagonismo nas letras, no jornalismo e nos movimentos sociais.

 

Em Opúsculo Humanitário, publicado no Rio de Janeiro em 1853, encontra-se a a síntese do pensamento de Nísia Floresta sobre a educação feminina. Trata-se de uma coletânea de 62 artigos publicados na imprensa carioca após a sua primeira viagem à Europa. Os textos iniciais traçam um histórico da condição feminina em diversas civilizações, desde a Antiguidade clássica ao século XIX.

Para ela, o desenvolvimento material e intelectual de um país, está relacionado ao lugar ocupado pelas mulheres na sociedade. Sobre o Brasil, a educadora afirma que a instrução das meninas significaria o acesso da nação brasileira no rol das civilizações modernas. O antiescravismo de Nísia Floresta evidencia-se também em suas referências às relações no âmbito doméstico e o seu reflexo na educação de meninas. Segundo ela, o tratamento rude dado aos escravos e até às amas de leite por seus senhores era um péssimo exemplo de “revoltante ingratidão”. Ainda que brevemente, Nísia Floresta menciona no Opúsculo Humanitário o movimento de incentivo ao aleitamento materno. Na última parte do livro, a autora critica as escolas e o ensino no Brasil, valendo-se de dados oficiais, posicionando-se contrariamente ao governo sobre a falta de direcionamento educacional, sobretudo na educação de meninas.

 

 

A coleção Escritoras do Brasil, coordenada pela Biblioteca Acadêmico Luiz Viana Filho, do Senado Federal, tem o propósito de divulgar o trabalho intelectual de escritoras de pouca presença no cânone literário nacional.


Links
Link PDF https://www2.senado.leg.br/bdsf/bitstream/handle/id/562126/Opusculo_humanitario.pdf?sequence=5&isAllowed=y
Livro
Ano de edição 2019
Autor Nísia Floresta
Editor Biblioteca Acadêmico Luiz Viana Filho, do Senado Federal
Quantidade de páginas 119 p.

Escreva um comentário

Nota: HTML não suportado.
Imagem antispam