Produtos por marca Secretaria de Gestão de Informação e Documentação - SGIDOC
Modelo: Livro
Disponibilidade: Em estoque
R$15,00

Nascida de São João del-Rei, Minas Gerais, em meados do século XIX, Francisca Senhorinha da Motta Diniz foi jornalista, escritora e educadora. Em 1886 publicou no Rio de Janeiro seu único romance, “A judia Raquel”, escrito em colaboração com a filha A. A. Diniz. 


Francisca teve grande atuação no mundo jornalístico criando e colaborando para revistas e jornais como “A estação”, “A primavera” e “A voz da verdade”. Em 1873, fundou o semanário “O sexo feminino”, um dos primeiros periódicos a tratar da emancipação da mulher, abordando temas como a educação feminina e o direito ao voto. Com a proclamação da República, o jornal passou a chamar-se “O Quinze de Novembro do sexo feminino”. Depois de dedicar-se ao magistério por algum tempo, após a morte do marido fundou em 1890 a Escola Doméstica do Liceu Santa Izabel no Rio de Janeiro. A autora faleceu em 1910 na mesma cidade. 


A reedição do seu único romance pelo Senado Federal vai ao encontro do crescente interesse acadêmico pela produção jornalística e literária de Francisca Senhorinha da Motta Diniz, muito em virtude do resgate feito pela crítica feminista de obras e autoras ignoradas ou esquecidas pela historiografia literária tradicional. Boa parte dos estudos acerca da autora tem-se debruçado sobre sua produção jornalística, mais expressiva que sua produção literária – alguns críticos classificam “A judia Raquel”como um romance “de aprendizagem”. Todavia, essa narrativa, que se filia ao chamado “gótico feminino”, fornece subsídios significativos para examinar a literatura de autoria feminina e os temas que as mulheres com algum grau de instrução no Brasil discutiam na virada dos oitocentos para o século XX, especialmente no que se relaciona ao direito à igualdade de papéis.


186 páginas

1a edição

Coleção Escritoras do Brasil, v. 5

Editor: Conselho Editorial do Senado Federal

Livro
Ano de edição 2020
Autor Francisca Senhorinha da Motta Diniz e A. A. Diniz
Quantidade de páginas 186
PDF
Link PDF https://www2.senado.leg.br/bdsf/bitstream/handle/id/577920/A_judia_Raquel.pdf