A Abolição é uma obra de cunho didático que reúne documentos e descreve os passos da criação de uma consciência antiescravagista no Brasil. O livro traz o texto com a versão de 1918, com prefácio de Rui Barbosa. O autor, mais conhecido como autor da letra do Hino Nacional, é Osório Duque Estrada (1870-1927), que foi diplomata, poeta, professor e historiador. Foi membro da Academia Brasileira de Letras.
Nessa obra, Duque Estrada parte dos antecedentes históricos do processo abolicionista no Brasil, passa pelo período de 1830 a 1850 e envereda pelas repercussões da abolição do tráfico negreiro, como o aumento do contrabando. Além disso, enumera os precursores da ideia libertária, apresenta as leis de emancipação, entre outras tantas observações, tais como comentários de atos públicos, debates parlamentares, textos legislativos, arquivos de imprensa, da tribuna e das relações internacionais. A obra compõe um painel que ilustra os momentos decisivos da transição do Império para a República.
No prefácio, Rui Barbosa afirma que o ânimo com que Duque Estrada concebeu a narrativa “reflete-se nas qualidades evidentes do seu livro, desataviado, escrupuloso e severo. O amor transparente da justiça, com que o empreendeu, lhe imprime o mais sensível relevo à utilidade e ao merecimento. É a primeira iniciativa resoluta e larga de preparação dos materiais para a história do abolicionismo no Brasil”.
Livro | |
Ano de Edição | 2005 |
Autor | Joaquim Osório Duque-Estrada |
Qtd páginas | 256 p. |
Link PDF | https://www2.senado.leg.br/bdsf/bitstream/handle/id/1118/743384.pdf |