A presença holandesa: a história da guerra do açúcar vista por Alagoas (vol. 197) - 9788570185150

R$91,00

Em estoque

Dê Sua Opinião Sobre o Produto

Resumo

Douglas Apratto Tenório relembra, neste volume, a importância de estudar a história da guerra do açúcar pelo ponto de vista da ocupação do território alagoano. O autor muito contribui para o tema, ao elaborar um breve roteiro da presença dos homens do conde Maurício de Nassau em terras alagoanas.

A presença holandesa: a história da guerra do açúcar vista por Alagoas (vol. 197) - 9788570185150

Detalhes

Em A presença holandesa: a história da guerra do açúcar vista por Alagoas, Tenório estuda o período da ocupação holandesa e a cobiça pela terra fértil e facilidade de transporte fluvial. Registra essa presença em símbolos do estado, bem como vestígios materiais como moedas, canhões e fortes. Aponta a geografia da Alagoas nos tempos de Nassau e de Filipe Camarão e esboça estudo sobre a sociedade dos esquecidos: negros, índios, mulheres e judeus. Analisa os mitos de Calabar e Nassau, e empenha-se numa projeção do que poderia ter sido a civilização holandesa nos trópicos.

Em papel cuchê, com dimensões especiais e variada iconografia, a obra inclui desde Frans Post até imagens de artistas alagoanos contemporâneos, além de um curto estudo relativo a este tema histórico e sua representação plástica, de autoria de da pesquisadora Cármen Lúcia Dantas. Douglas Apratto Tenório, historiador, professor da Universidade Federal de Alagoas, é autor, entre outras obras, de Caminhos do açúcar: engenhos e casas-grandes das Alagoas e A arte sacra de Alagoas, ambos em parceria com Cármen Lúcia Dantas e publicados pelo Senado Federal. 174 páginas


Principais Características

Autor: Douglas Apratto Tenório
Ano Edição: 2013
Número da edição: Edições do Senado Federal – Volume 197
Editor: Senado Federal - Conselho Editorial

Tags do Produto

Use espaços para separar as Tags. E aspas simples (') para frases.

Senado Federal - Praça dos Três Poderes - Brasília DF - CEP 70165-900 | Telefone: 0800 61 22 11